segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Agricultura de Caetanos terá investimento de mais de 800 mil em 2014.

Ascom/Seretaria Agricutura
Prefeitura de Caetanos

A Prefeitura Municipal de Caetanos através da secretaria municipal de agricultura, aumenta no ano de 2013 o número de inscritos no programa garantia safra 2013/2014. Eram inscritos 200 agricultores e agora passa de 900 o número de inscritos nesta etapa, ou seja um amento de mais de 400%, uma forma de incentivo ao agricultor investir na agricultura com a certeza de que se a lavoura for perdida devido a seca, o mesmo, será segurado pelo valor da garantia safra. A secretaria de agricultura do município pretende alcançar para a próxima etapa um número de 1.500 inscritos, ou seja, fortalecendo a agricultura familiar. Em nota o Prefeito Roberto de Valdívio disse que é uma grande conquista e um grande avanço na agricultura do município, pois uma secretaria que antes funcionava apenas no papel, hoje desempenha um trabalho que vem destacando a cada dia com cada conquista.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ? área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ? que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.

Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência  com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Os agricultures do municipio de caetanos que aderiram o programa receberão o valor de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) por família, sendo investidos no município no ano de 2014 um valor equivalente a R$ 779.450,00 (setencentos e setenta e nove mil e quatrocentos e cinquenta reais). um valor que ficará todo investido no município em prol da agricultura familiar.
fonte: portal caetanos.

Nenhum comentário: