Aconteceu nesta quinta-feira (09), a 6ª etapa do Programa Assembleia Itinerante, reuniu deputados estaduais baianos no Teatro Municipal de Jequié. O programa transfere formalmente a sede do Legislativo baiano para cidades do interior, com o propósito de aproximar o parlamento da população. Na oportunidade, foram realizadas duas sessões plenárias. A primeira de caráter ordinário é deliberativa, tem como pauta os projetos de lei em tramitação no Legislativo. Existindo quórum, os líderes da maioria e minoria podem acordar a votação de projetos de lei. Na segunda sessão, de caráter especial, a Assembleia homenageou cinco personalidades com relevantes serviços prestados à comunidade local.
Os homenageados foram indicados pelos representantes de Jequié no Legislativo, eles receberam a comenda Dois de julho, sendo eles, o empresário José Carlos de Almeida, da indústria de produtos alimentícios Petyan, indicado pelo deputado Euclides Fernandes (PDT); o peemedebista Leur Lomanto Júnior apresentou o nome do historiador e integrante da Academia de Letras de Jequié, ex-vereador, professor Émerson Pinto de Araújo; o deputado José de Arimatéia (PRB) indicou o ex-radialista e técnico (aposentado) em monitoramento, Jonas Pereira de Lima, que possui trabalho social de mais alta relevância; o deputado J. Carlos (PT) fez indicação da militante política e fundadora PT no município, Veraluci Gomes Benevides; e o promotor de Justiça em Jequié, Maurício Foltz Cavalcanti, filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Murilo Cavalcanti, TVE indicação do deputado Marcelo Nilo.
Idealizado pelo deputado Marcelo Nilo, a Assembleia Itinerante já foi realizada em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas e Juazeiro. O critério de escolha das cidades é populacional, mas a importância econômica e estratégica das localidades, também são consideradas.
Fonte:portal poções
Nenhum comentário:
Postar um comentário