domingo, 30 de março de 2014

SEM TIROS, POLÍCIA OCUPA COMPLEXO DA MARÉ

 Rio de Janeiro, 30 mar (EFE).- Cerca de 1.200 policiais, com o apoio da Marinha, ocuparam neste domingo o Complexo da Maré, um grupo de 15 favelas considerado o mais perigoso do Rio de Janeiro, sem até o momento efetuar nenhum disparo.
A operação, começou às 5h da manhã com a entrada de 21 blindados da Marinha à frente das tropas e foi encerrada às 7h.
Os policiais ocuparam paulatinamente a comunidade, onde vivem cerca de 130 mil pessoas, em pouco mais de duas horas, mas a busca por armas e drogas ainda deve durar vários dias.
A ocupação da Maré foi preparada nas últimas semanas com a presença constante de policiais nos acessos do Complexo e com operações em outras favelas de Rio.
Nos últimos oito dias foram detidas 57 pessoas nestas operações, embora hoje, durante a ocupação, a polícia não tenha encontrado resistência.
O governo do Rio de Janeiro solicitou ajuda ao governo federal para ocupar o Complexo depois de nas últimas semanas ter acontecido uma onda de ataques a policiais, que a polícia acredita ter sido ordenada pelos líderes do tráfico de drogas que se entrincheiraram no bairro.
A presidente Dilma Rousseff assinou na sexta-feira um decreto dando poderes de polícia ao exército, que será enviado ao Rio nos próximos dias para colaborar no controle da Maré.
O decreto prevê que o exército permaneça até dia 31 de julho, duas semanas depois da final da Copa do Mundo, mas deixa aberta a possibilidade de estender a operação mais tempo.
O Complexo da Maré é considerado o principal centro de distribuição de drogas do Rio de Janeiro por sua localização estratégica, entre a baía de Guanabara e as duas principais estradas de acesso ao Rio, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. EFE
Fonte: msn noticias.

Nenhum comentário: