quinta-feira, 24 de julho de 2014

Parada do Orgulho Gay de Vitória da Conquista acontecerá em 31 de agosto

O Grupo de Lésbicas Safo realiza, no dia 31 de agosto, a 5ª Parada do Orgulho de ser LGBT de Vitória da Conquista, que este ano tem o tema “Homofobia mata”. O ato já está consolidado como movimento social, político e cultural. A concentração começa às 14h, na praça Guadalajara (popularmente conhecida como Praça da Normal), de onde terá início o percurso. A expectativa da organização é reunir cerca de seis mil pessoas.
O evento prevê a participação de pessoas de várias partes do país. “Vai ser um marco para Vitória da Conquista e para o movimento LGBT”, disse a coordenadora do grupo de lésbicas Safo, Rosilene Santana, que ressalta a importância do tema da 5ª Parada: “é grande a violência contra homossexuais e contra mulheres. Teremos que lutar contra isso por muitos anos ainda, e estamos deixando a nossa colaboração”.
De acordo pesquisa feita pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2013, foram assassinados 312 gays, lésbicas e travestis brasileiros. A entidade estima que 99% dos crimes foram motivados por homofobia.
Encontro estadual – Além da realização da Parada, nos dias 29 e 30, acontece também o 1º Encontro de Territórios Baianos de Lesbianidade e Bissexualidade. “A gente vai reunir mulheres lésbicas e bissexuais de toda a Bahia para discutir políticas públicas para essa população”, explicou o coordenador municipal de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, Danillo Bittencourt. Informações da Ascom PMVC.

Nenhum comentário: