terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Quadrilha guardava veículos roubados em estacionamento do Hospital Esaú Matos




Após meses de investigação, policiais civis da DRFR – Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos e do GAT – Grupo de Apoio Tático de Vitoria da Conquista identificaram uma quadrilha especializada em roubos de carros e caminhões que atuava em Conquista e outras cidades da Região Sudoeste, como Poções, Boa Nova, Caraíbas e Encruzilhada.
Nas ações o grupo costumava manter as vitimas em cárcere privado nos porta-malas dos veículos e em residências localizadas na zona rural por até sete horas, tempo necessário para que os veículos subtraídos fossem entregues aos receptadores de outras regiões do Estado da Bahia e norte de Minas Gerais. Após roubarem o Toyota Corolla de placa JSB-0364 no dia 11 de outubro, os criminosos o usaram para roubar vários outros carros e caminhões, inclusive trocando tiros com policiais militares no dia 25 de novembro na cidade de Planalto, após roubarem um caminhão na cidade de Encruzilhada.
Ao intensificar as investigações as equipes policiais localizaram o veiculo com marcas de tiros no estacionamento do Hospital Infantil e Maternidade Esaú Matos, no Bairro Patagônia, em Conquista, ostentando a placa falsa JSB-8005. Ao averiguar os demais veículos do local os investigadores identificaram outro veiculo roubado, o Gm Corsa de placa NTK-2137, subtraído dia 21 de novembro, também em Conquista. As equipes passaram a monitorar o estacionamento e na tarde do mesmo dia estiveram no local para verificar os carros o infrator Heygo de Oliveira Klem, conhecido como “Galego”, que possui antecedentes por tráfico de drogas, e o comparsa Jackson Ferreira de Oliveira, mais conhecido como“Ciganinho”, que possui antecedentes por tráfico de drogas e roubo, ambos portando armas de fogo à cintura, mas os policiais não efetuaram abordagem para evitar possível tiroteio na área do Hospital.
No dia seguinte, por volta das 13h Heygo voltou ao Hospital e apanhou o veiculo Corsa, passando a ser seguido por uma das equipes policiais, mas ao perceber o fato empreendeu fuga em alta velocidade pela BR 116, envolvendo-se em acidente nas imediações da Estação Rodoviária, onde desceu do carro disparando arma de fogo contra os policiais e adentrou um matagal. Após três horas de cerco realizado por policiais da DRFR, GAT, PM e PRF, uma equipe do GAT localizou o infrator, que novamente atirou contra a equipe e foi alvejado, vindo a óbito no Hospital de Base.
Prosseguindo com a Operação, equipes do GAT e da DRFR foram até as residências dos outros integrantes do grupo, apreendendo na casa de Jackson Ferreira da Silva, que conseguiu fugir, outro Revolver cal .38. Na casa de Cristiano da Silva, preso em flagrante, foram apreendidas munições cal .38 e .32.
Durante as investigações constatou-se que a quadrilha era comandada de dentro do Presídio de Jequié, por Cristiane Klem de Oliveira, irmã de Heygo, a qual cumpre pena por tráfico de drogas e roubo de caminhão, e por Paulo Galdino da Silva, vulgo “Popó”, preso em 2010 por investigadores da DRFR, que também cumpre pena por roubo de veículos, e que ambos agenciavam com outros internos a venda dos veículos roubados. Os integrantes do grupo terão sua prisão preventiva representada à Justiça e as investigações continuam no sentido de esclarecer se funcionários do Hospital facilitaram o acesso dos veículos ao estacionamento.

Nenhum comentário: