domingo, 13 de abril de 2014

Coluna A Tarde: Três chapas na Bahia

por Samuel Celestino
São três chapas, todas competitivas, para as eleições de outubro na Bahia: a oposicionista, novíssima, de Paulo Souto, para o governo, Joacy para vice, e Geddel Vieira Lima para o Senado; a  governista, do PT, com Rui Costa, governador, João Leão na vice e Otto Alencar para o Senado. A da terceira via, representando o PSB do pré-candidato à Presidência Eduardo Campos, leva Lídice com candidata ao governo e Eliana Calmon para o Senado. Resta escolher quem será o vice.
 
Três chapas representativas do atual espectro político baiano, com destaque para a da oposição e a do PT, onde, provavelmente, acontecerá o confronto, embora, segundo consultas (apenas para balizar os partidos) Souto aparece  bem à frente, seguida de Geddel Vieira Lima, Lídice em terceiro e Rui Costa em quarto. Consultas não para o público, porque não foram registradas como determina a lei, e, sim, para os partidos. Ademais, algumas são antigas e sem critérios técnicos. Daí a ausência, por ser também ilegal, de percentuais. Desse modo, passam à categoria de meros palpites.
 
 Abstraindo a competitividade das três chapas, o que valerá, a partir de agora, são as pesquisas oficiais que costumam balizar todo o processo eleitoral e ainda correm o risco de errar, como já aconteceu em outras eleições. Essas vão exibir o quadro político-eleitoral, assim mesmo, reforço, com ressalvas – pelo menos para mim. Ademais, para se ter um quadro mais confiável, é necessário acompanhar a agonia da presidente Dilma Rousseff que anda desabando nas pesquisas, embora seus adversários não cresçam. Isso não importa muito, porque não temo conhecimento público de Dilma. Confira a íntegra da coluna clicando aqui.

Nenhum comentário: